> «Um consórcio de nove bancos europeus, vai criar uma stablecoin vinculada ao euro, um novo instrumento de pagamento digital que pretendem que seja um referente no sistema financeiro europeu. É a primeira resposta europeia ao avanço das empresas privadas norte-americanas, que dominam o mercado, com moedas indexadas ao dólar.» > «Esta iniciativa junta os bancos CaixaBank, ING, Banca Sella, KBC, Danske Bank, DekaBank, UniCredit, SEB e Raiffeisen Bank International.» > «Deste projeto vai nascer uma nova empresa, com sede nos Países Baixos, que pedirá licença como instituição de dinheiro eletrónico e será supervisionada pelo banco central do país, ao abrigo da regulação europeia (MiCA), que entrou em vigor este ano.» É um enorme consórcio e de grande bancos europeus, o lobby vai ser forte, talvez isto contribua para uma mudança na política na Europa, sobre o Bitcoin e os criptoactivos. Caso a Stablecoins seja um sucesso na Europa e para os bancos, isso poderá levar os bancos a ser uma oposição ativa contra a CBDC do BCE. Eu ainda tenho uma remota esperança, que as pessoas, os bancos e as instituições na "último" momento rejeitem ou não adoptem a CBDC. Apesar de todos os problemas existentes na stablecoins, são muito melhor que a CBDC. https://expresso.pt/economia/criptomoedas/2025-09-25-dona-do-bpi-cria-stablecoin-vinculada-ao-euro-com-oito-outros-bancos-f08dd554
> «Os pagamentos com euro digital reduziriam os custos nas transações financeiras realizadas entre duas empresas para a compra de bens ou serviços cujos volumes são maiores do que nos pagamentos dos consumidores.» > «Os recibos eletrónicos (e-receipts) permitiriam aos consumidores “acesso aos registos das suas compras, simplificando devoluções, reclamações de garantia, relatórios de despesas e orçamentos pessoais”, segundo o BCE.» Antes prometiam que a CBDC era apenas um sistema de pagamento, ainda não foi lançado, mas já querem implementar "recibos". Não faltará muito até incluir créditos sociais. https://eco.sapo.pt/2025/09/26/bce-avanca-com-segunda-ronda-de-experimentacao-do-euro-digital/
As redes sociais e as tv transmitem a ideia, que o sucesso é fácil e é para todos, sem esforço. Depois quando tentam, acabam por falhar e suportam as frustrações. Existem um grupo de pessoas, que até trabalha muito, mesmo assim não conseguem comprar uma casa ou estão sempre a adiar o ter filhos. Os jovens comparam-se com os pais, que com a mesma idade, já tinha "tudo" e eles não tem nada. O FIAT está a destruir a esperança dos mais jovens. A sorte, ou o azar, é que a maioria das pessoas ainda não se aperceberam que não haverá pensão. Quando eles se aperceberem da realidade, aí haverá uma epidemia de depressão.
Não podemos generalizar, eu começo alguns casos de depressão por burnout, por excesso de trabalho. Esta é uma área que tem crescimento muito, nos últimos anos. A meu ver, existem dois principais motivos, o excesso endividamento, que obriga as pessoas a trabalhar demasiado, descurando a vida pessoal. Depois criamos uma sociedade do facilitismo, os jovens crescem numa redoma, não conseguem suportar a frustração, não estão preparadas para as adversidades que existem na viva real.
O mundo das shitcoins sempre foi uma loucura, mas com o passar do tempo está cada vez mais insano. Copiando o mundo FIAT, a isso ainda adicionadam doses elevadas de esteróides. Ja estão com alavancagem de 300x, é um complemento absurdo. A probabilidade de ganhar alguma coisa, já é nenor que num casino. Apesar da volatilidade ter reduzido bastante no Bitcoin, esta ainda continua elevada. No mundo cripto, a volatilidade ainda é muito superior, exemplo foi ontem, a isto ainda somar alavancagem de 300x, isto é insanidade total.
A iliteracia financeira em Portugal é extrema e pouca gente tem interesse por economia, é provável serem poucos portugueses a seguir o Ulrich. Eu pelo menos gosto de acompanhar quando os videos são de macro ou política internacional.
1 promoção e 23 desastres 😃
Muita gente odeia o Taproot, porque possibilitou as Inscriptions, por existir má utilização de uma ferramenta, não significa que a ferramenta seja má. Nos últimos tempos tenho andado a explorar os miniscripts, é uma tecnologia extraordinária, dá para fazer coisas muito interessantes. A wallet Nunchuk está muito boa.
não existem esses dados, mas existem outros muito interessantes: https://x.com/CornellBitcoin/status/1963310964281127131
Claro que anda é cedo, ainda estamos na fase inicial da adoção a nível mundial. 44% pode parecer pouco, mas mas não é, o povo confia mais no bitcoin qe no estado. Eu já acho que 44% um valor bom, seria bom que todos os países atingissem essa percentagem. Com as atuais gerações será difícil melhor estes resultados, existe um gap enorme entre as gerações mais novas para as mais velhas. As gerações mais velhas são muito intransigência, dificilmente mudam de opinião. Só com o passar do tempo, infelizmente vão morrendo e os nativo em bitcoin serão cada vez mais. Só assim a percentagem subirá para valores muito superiores.
Isto é uma das razões que eu adoro o #nostr. Permite escolher o client que mais adequa ao nosso perfil, não estamos limitado a apenas 1.
mas que melhores alternativas existem para Android?
É tão triste a história, devem existir enumerou casos reais no mundo inteiro, diariamente. A FIAT destrói sonhos e vidas.
Welcome to reiartur spacestr profile!
About Me
Bitaites e calinadas de um disléxico e pseudo ilustrador. study #Bitcoin
Interests
- No interests listed.